No Windows 10, você pode compartilhar sua impressora com vários computadores em sua rede. Para compartilhar uma impressora do computador ao qual a impressora está conectada (o computador principal) com computadores secundários aos quais a impressora não está conectada, você deverá definir as configurações de compartilhamento para a impressora, conectar a impressora ao computador principal (seja via conexão sem fio ou usando um cabo USB) e então ligar a impressora. Verifique também se o computador principal está ligado, conectado à impressora e conectado à rede.
Observação: Ao compartilhar uma impressora, verifique se configurações de compartilhamento estão definidas nos computadores principal e secundários. Além disso, certifique-se de que você saiba o nome do computador principal. Para obter mais informações, consulte as seções Definir configurações de compartilhamento e Encontrar o nome do seu computador no final deste tópico.
Há duas maneiras de compartilhar sua impressora: usando Configurações ou o Painel de Controle.
Compartilhar sua impressora usando configurações
Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione configurações > dispositivos > impressoras & scanners.
Escolha a impressora que você deseja compartilhar, então selecione Gerenciar.
Selecione Propriedades da Impressora, então escolha a guia Compartilhamento.
Na guia Compartilhamento, selecione Compartilhar esta impressora.
Se você quiser, edite o nome de compartilhamento da impressora. Você usará esse nome para se conectar à impressora em um computador secundário.
Compartilhar sua impressora usando o Painel de Controle
Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite painel de controle e selecione Painel de Controle.
Em Hardware e Sons, escolha Exibir dispositivos e impressoras.
Selecione e segure (ou clique com botão direito do mouse) a impressora que você deseja compartilhar, selecione Propriedades da impressora e então escolha a guia Compartilhamento.
Na guia Compartilhamento, selecione Compartilhar esta impressora.
Se você quiser, edite o nome de compartilhamento da impressora. Você usará esse nome para se conectar à impressora em um computador secundário.
Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione configurações > dispositivos> impressoras & scanners.
Escolha a impressora que você deseja compartilhar, então selecione Gerenciar.
Selecione Propriedades da Impressora, então escolha a guia Compartilhamento.
Na guia Compartilhamento, selecione Compartilhar esta impressora.
Se você quiser, edite o Nome do compartilhamento da impressora. Você usará esse nome para se conectar à impressora em um computador secundário.
Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite painel de controle e selecione Painel de Controle.
Em Hardware e Sons, escolha Exibir dispositivos e impressoras.
Selecione e segure (ou clique com botão direito do mouse) a impressora que você deseja compartilhar, selecione Propriedades da impressora e então escolha a guia Compartilhamento.
Na guia Compartilhamento, selecione Compartilhar esta impressora.
Se você quiser, edite o nome de compartilhamento da impressora. Você usará esse nome para se conectar à impressora em um computador secundário.
Há duas maneiras de conectar uma impressora compartilhada a outro PC: usando Configurações ou o Painel de Controle.
Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione configurações > dispositivos> impressoras & scanners.
Em Adicionar impressoras e scanners, selecione Adicionar uma impressora ou scanner.
Escolha a impressora desejada e selecione Adicionar Dispositivo.
Se você não vir a impressora desejada, selecione A impressora que desejo não está listada.
Na caixa de diálogo Adicionar impressora, escolha Selecionar uma impressora compartilhada pelo nome e insira o nome do computador ou dispositivo do computador principal e o nome de compartilhamento da impressora usando um destes formatos:
\\nomedocomputador\nomedaimpressora
http://nomedocomputador/nomedaimpressora/.impressora
Quando solicitado a instalar o driver de impressora, selecione Avançar para concluir a instalação.
Para obter mais informações sobre o nome do computador ou do dispositivo, consulte a seção Localizar o nome do seu computador neste tópico. Por padrão, você precisa do nome de usuário e da senha do computador principal para acessar a impressora.
As configurações que você usa para compartilhar dispositivos geralmente está ativada por padrão. Caso contrário, siga as etapas nesta seção para ativar as configurações usando as configurações ou o Painel de Controle.
Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione configurações > rede & Internet > Wi-Fi.
Em Configurações relacionadas, selecione Alterar opções avançadas de compartilhamento.
Na caixa de diálogo Configurações avançadas de compartilhamento, expanda a seção Particular. Em seguida, em Descoberta de rede, selecione Ativar descoberta de rede.
Em Compartilhamento de arquivos e impressoras, selecione Ativar compartilhamento de arquivos e impressoras.
Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite painel de controle e selecione Painel de Controle.
Selecione Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento > Alterar as configurações de compartilhamento avançadas.
Na caixa de diálogo Configurações avançadas de compartilhamento, expanda a seção Particular. Em seguida, em Descoberta de rede, selecione Ativar descoberta de rede.
Em Compartilhamento de arquivos e impressoras, selecione Ativar compartilhamento de arquivos e impressoras.
Você precisará do nome do seu computador principal, também chamado de nome do computador ou de nome do dispositivo, para conectar o computador secundário à impressora.
Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite nome do computador.
Selecione Exibir o nome do seu computador.
Em Nome do dispositivo, você verá o nome do computador.
Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite painel de controle e selecione Painel de Controle.
Selecione sistema e segurança> sistema > ver o nome do computador.
Em Nome do computador, você verá o nome do computador.