Compartilhar sua impressora de rede


Windows 10

No Windows 10, você pode compartilhar sua impressora com vários computadores em sua rede. Para compartilhar uma impressora do computador ao qual a impressora está conectada (o computador principal) com computadores secundários aos quais a impressora não está conectada, você deverá definir as configurações de compartilhamento para a impressora, conectar a impressora ao computador principal (seja via conexão sem fio ou usando um cabo USB) e então ligar a impressora. Verifique também se o computador principal está ligado, conectado à impressora e conectado à rede.

Observação: Ao compartilhar uma impressora, verifique se configurações de compartilhamento estão definidas nos computadores principal e secundários. Além disso, certifique-se de que você saiba o nome do computador principal. Para obter mais informações, consulte as seções Definir configurações de compartilhamento e Encontrar o nome do seu computador no final deste tópico.

Compartilhar a impressora no computador principal

Há duas maneiras de compartilhar sua impressora: usando Configurações ou o Painel de Controle.

Compartilhar sua impressora usando configurações

  1. Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione configurações > dispositivos  > impressoras & scanners

  2. Escolha a impressora que você deseja compartilhar, então selecione Gerenciar.

  3. Selecione Propriedades da Impressora, então escolha a guia Compartilhamento.

  4. Na guia Compartilhamento, selecione Compartilhar esta impressora.

  5. Se você quiser, edite o nome de compartilhamento da impressora. Você usará esse nome para se conectar à impressora em um computador secundário.

Compartilhar sua impressora usando o Painel de Controle

  1. Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite painel de controle e selecione Painel de Controle.

  2. Em Hardware e Sons, escolha Exibir dispositivos e impressoras.

  3. Selecione e segure (ou clique com botão direito do mouse) a impressora que você deseja compartilhar, selecione Propriedades da impressora e então escolha a guia Compartilhamento.

  4. Na guia Compartilhamento, selecione Compartilhar esta impressora.

  5. Se você quiser, edite o nome de compartilhamento da impressora. Você usará esse nome para se conectar à impressora em um computador secundário.

 

Compartilhar sua impressora usando configurações
  1. Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione configurações  > dispositivosimpressoras & scanners

  2. Escolha a impressora que você deseja compartilhar, então selecione Gerenciar.

  3. Selecione Propriedades da Impressora, então escolha a guia Compartilhamento.

  4. Na guia Compartilhamento, selecione Compartilhar esta impressora.

  5. Se você quiser, edite o Nome do compartilhamento da impressora. Você usará esse nome para se conectar à impressora em um computador secundário.
    Compartilhando uma impressora em Propriedades da Impressora

 

Compartilhar sua impressora usando o Painel de Controle
  1. Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite painel de controle e selecione Painel de Controle.

  2. Em Hardware e Sons, escolha Exibir dispositivos e impressoras.

  3. Selecione e segure (ou clique com botão direito do mouse) a impressora que você deseja compartilhar, selecione Propriedades da impressora e então escolha a guia Compartilhamento.

  4. Na guia Compartilhamento, selecione Compartilhar esta impressora.

  5. Se você quiser, edite o nome de compartilhamento da impressora. Você usará esse nome para se conectar à impressora em um computador secundário.
    Compartilhando uma impressora em Propriedades da Impressora

Conectar a impressora compartilhada a outro computador

Há duas maneiras de conectar uma impressora compartilhada a outro PC: usando Configurações ou o Painel de Controle.

 

Conectar uma impressora compartilhada usando Configurações
  1. Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione configurações  > dispositivosimpressoras & scanners.

  2. Em Adicionar impressoras e scanners, selecione Adicionar uma impressora ou scanner.

  3. Escolha a impressora desejada e selecione Adicionar Dispositivo.
    Adicionar uma impressora

  4. Se você não vir a impressora desejada, selecione A impressora que desejo não está listada.

  5. Na caixa de diálogo Adicionar impressora, escolha Selecionar uma impressora compartilhada pelo nome e insira o nome do computador ou dispositivo do computador principal e o nome de compartilhamento da impressora usando um destes formatos:

  6. Quando solicitado a instalar o driver de impressora, selecione Avançar para concluir a instalação.

Para obter mais informações sobre o nome do computador ou do dispositivo, consulte a seção Localizar o nome do seu computador neste tópico. Por padrão, você precisa do nome de usuário e da senha do computador principal para acessar a impressora.

 

Compartilhar uma impressora compartilhada usando o Painel de Controle

Definir Configurações de compartilhamento

As configurações que você usa para compartilhar dispositivos geralmente está ativada por padrão. Caso contrário, siga as etapas nesta seção para ativar as configurações usando as configurações ou o Painel de Controle.

 

Ativar Compartilhamento em Configurações
  1. Selecione o botão  Iniciar e, em seguida, selecione configurações > rede & Internet  > Wi-Fi.

  2. Em Configurações relacionadas, selecione Alterar opções avançadas de compartilhamento.

  3. Na caixa de diálogo Configurações avançadas de compartilhamento, expanda a seção Particular. Em seguida, em Descoberta de rede, selecione Ativar descoberta de rede.

  4. Em Compartilhamento de arquivos e impressoras, selecione Ativar compartilhamento de arquivos e impressoras.

 

Ativar o compartilhamento no Painel de Controle
  1. Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite painel de controle e selecione Painel de Controle.

  2. Selecione Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento > Alterar as configurações de compartilhamento avançadas.

  3. Na caixa de diálogo Configurações avançadas de compartilhamento, expanda a seção Particular. Em seguida, em Descoberta de rede, selecione Ativar descoberta de rede.

  4. Em Compartilhamento de arquivos e impressoras, selecione Ativar compartilhamento de arquivos e impressoras.

Localizar o nome do seu computador

Você precisará do nome do seu computador principal, também chamado de nome do computador ou de nome do dispositivo, para conectar o computador secundário à impressora.

 

Localizar o nome do seu computador em Configurações
  1. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite nome do computador.

  2. Selecione Exibir o nome do seu computador.

  3. Em Nome do dispositivo, você verá o nome do computador.

 

Localizar o nome do seu computador no Painel de Controle
  1. Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite painel de controle e selecione Painel de Controle.

  2. Selecione sistema e segurançasistema > ver o nome do computador.

  3. Em Nome do computador, você verá o nome do computador.